Bem estar no trabalho representado por reunião de equipe.
  • 03 maio, 2019
  • Por Bruna Gonçalves
  • Qualidade de vida nas empresas

euConsigo Mais: a solução para o bem-estar no trabalho do seu funcionário

A expressão bem-estar no trabalho nunca esteve tão em alta. Isso não é por acaso: funcionários motivados e realizados rendem mais e não costumam deixar o emprego por outras ofertas financeiramente atrativas.

No entanto, os departamentos de RH têm tido cada vez mais dificuldade em oferecer bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores. Afinal, nem sempre é fácil compreender o que falta para essas pessoas atingirem a satisfação profissional.

Você está passando por uma situação semelhante? Continue lendo este artigo e descubra como o euConsigo Mais pode ajudar os seus funcionários e a sua empresa!

Por que oferecer bem-estar no trabalho é importante?

Investir no bem-estar dos seus funcionários é uma ótima maneira de aumentar a produtividade da empresa. Afinal, essa atitude gera uma melhora significativa na saúde e na disposição desses trabalhadores, que passam a faltar e se ausentar menos.

Além disso, o estudo Tendências Globais de Capital Humano, realizado pela consultoria Deloitte em 30 países, mostra que os programas de bem-estar são capazes de: 

  • reforçar a missão e a visão da empresa; 
  • ajudar a reter funcionários e talentos; 
  • melhorar a produtividade e os resultados financeiros.

Apesar disso, as empresas brasileiras não investem tanto em práticas capazes de proporcionar bem-estar no trabalho. Muitos profissionais sentem-se sobrecarregados e insatisfeitos e, de acordo com um estudo realizado pela Dale Carnegie Training, cerca de 45% dos empregados desejam mudar de posição.

A má liderança, o desgosto com o ambiente e o clima organizacional são os principais motivadores de insatisfação no trabalho. Ou seja, trabalhar em uma empresa na qual os líderes cobram demais, não são empáticos e nem oferecem feedbacks é algo que espanta os talentos.

Dessa maneira, aquelas companhias que investem em programas de qualidade de vida no trabalho e em alcançar a realização profissional do funcionário se destacam.

Como a situação financeira impacta o bem-estar no trabalho?

De forma geral, o brasileiro não tem uma boa educação financeira. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, 77% dos profissionais com renda de até R$ 81 mil por ano não tem nenhum tipo de treinamento em finanças.E é claro, essa falta de organização econômica, também impacta no bem-estar do colaborador. 

No entanto, antes de agir para educar os seus funcionários em matéria de finanças é preciso compreender o que se passa dentro da sua empresa. Por isso, uma das dicas mais fundamentais é investir em uma boa pesquisa de clima organizacional para ouvir seus colaboradores e entender, a partir da visão deles, o que pode ser melhorado.

Além disso, é essencial lembrar-se que, muitas vezes, o baixo rendimento no trabalho está atrelado a dificuldades pessoais e financeiras. Nessas situações, nem sempre o aumento salarial é a saída

Nesse sentido, várias empresas têm dado preferência a programas internos de educação financeira, pois isso ajuda os funcionários a planejar melhor os próprios gastos e investimentos, fazendo com que o salário renda mais.

Esse aprendizado é algo que vai além dos muros da empresa e promove transformações na vida pessoal do empregado. Este, por sua vez, consegue realizar sonhos e se planejar melhor, criando um vínculo afetivo maior com o trabalho e, claro, vestindo a camisa da empresa.

Principais benefícios da educação financeira no ambiente empresarial

Oferecer algum meio de educação financeira é trabalhar a favor do desenvolvimento pessoal do seu funcionário e também da sua empresa. Afinal, isso gera:

  • aumento da produtividade: sem ter de lidar com as dívidas financeiras, os profissionais rendem mais;
  • controle do absenteísmo: as situações caóticas em casa tomam muito do tempo do profissional, que não consegue dar conta da demanda do trabalho;
  • diminuição do estresse e dos conflitos internos;
  • redução do turnover por insatisfação salarial.

Mas como dar o primeiro passo? Direcionar os funcionários para salas de cursos financeiros certamente não é uma realidade prática, além de ser cara. 

Talvez a melhor estratégia seja pensar diferente. Uma proposta que valorize o salário dos colaboradores gera, de forma indireta, na mente de cada um deles, a necessidade de gerir melhor os seus rendimentos.

Acredite, essa tende a ser a grande sacada. Veja agora como a plataforma euConsigo Mais te ajuda a fazer isso de forma brilhante

O que é a plataforma euConsigo Mais e como ela funciona?

Agora que você já entendeu o quanto a educação financeira é crucial para favorecer o bem-estar dos seus colaboradores, é hora de conhecer a inovação no quesito empoderamento financeiro: a plataforma euConsigo Mais.

A plataforma é um meio de oferecer benefícios para os seus colaboradores por um preço bem mais acessível dentro da folha de pagamento. Na prática, o seu uso é simples e intuitivo. O colaborador só precisa acessar o portal e por lá ele encontrará facilmente o serviço que mais lhe agrada, pelo melhor preço.

Dessa forma, com apenas alguns cliques, os colaboradores da sua empresa poderão selecionar os benefícios de acordo com as suas necessidades e contratá-los digitalmente de forma rápida, segura e sem burocracia.

Para as empresas, a plataforma é excelente. Além de potencializar os salários dos colaboradores, ela oferece autonomia para que seus funcionários escolham os benefícios que mais lhe agradam. Isso tudo a um custo zero para a companhia.  

As empresas que desejarem oferecer esses benefícios aos seus funcionários precisam apenas realizar o cadastro no portal e, na sequência, escolher os benefícios mais adequados ao perfil dos seus colaboradores.

Depois, é só assinar digitalmente o contrato com os fornecedores dos benefícios, divulgar os produtos e serviços disponíveis para os seus times internos e gerenciar os descontos na folha de pagamentos.

Um dos principais serviços oferecidos pelo euConsigo Mais e que com certeza fará a diferença na vida de seus funcionários são as modalidades de crédito consignado. Saiba mais sobre esse assunto no post “O que é crédito consignado? Vale a pena pegar?

Quais são as vantagens de adotar uma solução como essa?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o portal euConsigo Mais é uma iniciativa da Zetra, uma fintech brasileira especializada em oferecer soluções em bem-estar financeiro para servidores públicos e colaboradores de empresa privada.

Além de ser uma plataforma de recuperação de crédito que tem o objetivo de reduzir a inadimplência e o endividamento dos colaboradores —, a Zetra desenvolveu o eConsig, um portal que realiza toda a operação de desconto em folha de pagamento para empréstimos consignados.

A fintech também conta com plataformas de gestão de planos de saúde e odontológicos oferecidos aos seus colaboradores. Justamente por possuir toda essa experiência, o portal euConsigo Mais tem se tornado uma referência em questão de bem-estar financeiro para colaboradores.

As empresas que investem nos serviços da Zetra contam com:

  • aumento do sucesso financeiro dos seus colaboradores;
  • melhoria na motivação do funcionário para continuarem trabalhando;
  • aumento na produtividade, já que com sucesso financeiro é mais fácil trabalhar focado;
  • acesso às melhores oportunidades do mercado, com produtos e serviços adequados ao perfil dos seus trabalhadores e com valores muito interessantes;
  • potencialização do salário, já que recebendo o mesmo valor seus funcionários terão um aumento no poder de compra, promovendo o empoderamento financeiro;
  • redução do turnover e de todos os custos associados com processos de recrutamento e seleção;
  • automação e padronização dos processos;
  • zero burocracia;
  • gerenciamento ágil e seguro dos descontos direto na folha de pagamentos.

Por fim, é sempre bom lembrar: isso tudo não gera nenhuma despesa para a empresa! 

Como você viu, é fácil e prático potencializar o salário que a sua empresa oferece, melhorando a produtividade, o bem-estar no trabalho e a realização pessoal dos seus colaboradores, com benefícios para ambos os lados.

Portanto, uma ótima forma de alcançar tudo isso é usar uma plataforma moderna, simples e ágil, como a euConsigo Mais. Preparado para mudar o bem-estar do seu time e consequentemente de toda a sua empresa? Entre em contato conosco!

Bruna Gonçalves

Bruna Gonçalves

Jornalista, especialista em Comunicação e Marketing da Zetra, e atua na gestão de projetos corporativos e na elaboração de estratégias de marketing empresarial.

Newsletter

Mais popular

CTA
^