Imagem de homem no escritório à luz do dia, vestindo camisa azul e em frente ao computador.
  • 12 fevereiro, 2019
  • Por Ramon Hosken
  • Qualidade de vida nas empresas

Faça sua equipe vestir a camisa da empresa com esses benefícios

Vestir a camisa da empresa vai além de, simplesmente, cumprir horários e mostrar-se comprometido com as atividades pelas quais é responsável. Mais do que isso, é preciso estar realmente envolvido com a companhia, ter sinergias com sua visão e seus valores e desenvolver-se junto com ela.

Uma equipe com essa característica é aquela que sabe onde o negócio quer chegar e está disposta a percorrer esse caminho, mesmo com obstáculos.

Mas como manter os colaboradores comprometidos com essa causa?

Além do alinhamento com relação aos objetivos mútuos, garantir um bom ambiente de trabalho é fundamental. E um dos principais mecanismos para isso é oferecer aos colaboradores acesso a um pool diferenciado de benefícios.

Afinal, essa é uma ação que demonstra preocupação, atenção e retribuição ao esforço dos funcionários, e que consolidará um ambiente saudável e repleto de entusiasmo, mesmo diante dos maiores desafios.

Gosta dessa ideia e quer vê-la implementada na realidade do seu local de trabalho?

Acompanhe este artigo e descubra como fazer isso. Você se surpreenderá com as possibilidades e com os efeitos positivos desse tipo de abordagem!

Benefícios além da CLT: o que são, como funcionam e por que são importantes?

A CLT já assegura aos colaboradores um conjunto mínimo de benefícios, como férias, décimo terceiro e vale-transporte. Seja qual for o tipo de atividade exercida, o colaborador tem direito a eles.

Mas, para uma equipe vestir a camisa da empresa, ser mais produtiva e manter-se animada, é indispensável oferecer algo que seja focado na promoção de seu bem-estar e que complemente a visão e os valores compartilhados entre empresa e colaboradores.

Não existe fórmula para definir quais benefícios extras serão mais adequados. Existem alguns mais tradicionais, como: plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição e alimentação, e outros não tanto usuais, como ofertas qualificadas para qualificação educacional e pessoal, benefícios financeiros e outros.

Alguns deles implicarão custos para sua empresa, mas há alternativas para a oferta consistente de benefícios sem que isso gere mais despesas a você empreendedor.

Pequenas atitudes que transformam o comportamento do colaborador

Algumas iniciativas internas também podem ser vistas como benefícios. Por exemplo, a não obrigatoriedade do uniforme em datas especiais ou em determinados dias da semana, como na sexta-feira.

Mesmo que pareça simples, essas são pequenas atitudes que melhoram o ambiente de trabalho e transformam o comportamento do colaborador.

Saber que, pelo menos uma vez por semana, ele poderá se sentir confortável de bermuda e tênis, faz com que ele perceba que a empresa também se preocupa com seu bem-estar.

Assim, ele se sente recompensado por todos os outros dias quentes de verão usando terno e gravata.

Quais são os melhores benefícios para sua equipe vestir a camisa da empresa?

Para decidir quais benefícios serão adotados como estímulo para a equipe vestir a camisa da empresa, alguns fatores devem ser analisados a fundo.

Dessa forma, será possível definir quais são as melhores opções para aquele ambiente e como eles serão implantados. Aqui estão os principais pontos:

Avalie o perfil dos colaboradores

Se a sua equipe for bem jovem e não tiver filhos, não há vantagem em disponibilizar auxílio-creche, por exemplo. Assim, um horário flexível ou um seguro de vida seria bem mais atrativo, concorda?

Conheça o perfil da sua equipe de forma detalhada, assim, a empresa pode direcionar os esforços para necessidades reais. Comece pela faixa etária e estenda sua pesquisa até os hobbies e preferências pessoais.

Leve em conta a cultura organizacional da empresa

Para uma equipe vestir a camisa da empresa, é preciso arquitetar uma excelente cultura organizacional. Isso significa evidenciar e valorizar hábitos colocados em prática no ambiente de trabalho por todos, de maneira unificada.

Mais do que isso, é importante mostrar ao colaborador como os benefícios ofertados irão contribuir para sua vida atual e futura, e como a empresa tem uma visão de longo prazo para o bem estar de seus funcionários.

A cultura nasce da relação entre os funcionários e deve ser muito bem gerenciada: os benefícios ajudam bastante na concretização dessa missão. Isso pode passar pela oferta de cesta básica, na possibilidade de trabalho em home office, na oferta de bônus por resultados alcançados, dentre outros.

O importante é demonstrar a todos que o bem-estar e um ambiente de trabalho positivo vêem em primeiro lugar.

Saiba qual é o valor disponível

Durante a definição de benefícios extras, é de suma importância avaliar o orçamento disponível. Uma empresa precisa respeitar a limitação de seus recursos financeiros, do contrário, poderá prejudicar os profissionais, em vez de entregar mais vantagens a eles.

Com isso, nem todos os benefícios precisam ser dispendiosos.

Portanto, se não é possível oferecer um plano de saúde completo, essa falta pode ser equilibrada com outra escolha. Por exemplo: aposte num horário reduzido no dia de aniversário do funcionário, por exemplo.

Enfim, não se prenda a soluções mirabolantes: o importante é que o trabalhador se sinta valorizado e reconhecido.

Entenda o que a concorrência está ofertando

Neste momento, também é preciso ficar de olho no que a concorrência oferta para seus funcionários. Os benefícios são um motivo especial pelos quais colaboradores decidem mudar de emprego.

A questão aqui é criar um diferencial competitivo e não oferecer mais do mesmo. Para descobrir quais serão os fatores mais interessantes nesse quesito, entra em cena novamente a necessidade de pesquisar e conversar com os colaboradores para saber o que os deixaria mais felizes.

Assim, será mais fácil pensar em adaptações para que todas as partes saiam no lucro e os próprios trabalhadores entendam como são imprescindíveis.

Quais as maiores vantagens para empresa e colaborador?

Benefícios melhoram a produtividade e elevam a motivação. Mas isso é somente o mais básico que acontece no ambiente corporativo quando eles fazem parte da vida do colaborador.

O retorno para a empresa

Eles também elevam a saúde do trabalhador e diminuem o índice de faltas e atrasos, em especial por este motivo. A partir disso, as práticas internas também se aprimoram, o que aumenta a quantidade e a qualidade dos resultados obtidos.

Novos desafios podem ser assumidos e, melhor que isso, vencidos. Para completar, o clima organizacional se transforma: a união contagia todos que dividem um mesmo ambiente e a proatividade toma conta do espaço.

O trabalhador chega em casa feliz e, no dia seguinte, vai trabalhar feliz. No fim das contas, a empresa também agradece esse retorno.

Viu só como não é difícil ver sua equipe vestir a camisa da empresa? Basta um pouquinho de dedicação para entender o que o negócio precisa para incorporar as melhores práticas.

Quer mais sugestões de benefícios que podem ser adotados? Veja aqui como nós podemos te ajudar!

Ramon Hosken

Ramon Hosken

Publicitário, analista de Comunicação e Marketing da Zetra, heavy user em redes sociais, atua no desenvolvimento de ações de marketing digital.

Newsletter

Mais popular

CTA
^