Foto ilustrativa de como oi endomarketing pode engajar uma equipe de profissionais
  • 16 maio, 2019
  • Por Fábio Augusto
  • Produtividade no trabalho

Saiba como o endomarketing pode dobrar a produtividade na sua empresa

Criar um ambiente de trabalho agradável e engajador é fundamental para conquistar melhores resultados. Não basta concentrar esforços nas vendas e em estratégias para atrair clientes. É preciso dar atenção ao time, suas necessidades e seu potencial de otimização. Nesse sentido, o endomarketing surge como uma excelente alternativa.

Essa proposta tem que ser bem estruturada e seguir algumas diretrizes. Tais cuidados garantem uma performance melhor e fazem com que a empresa se beneficie, entre outros elementos, de um aumento de produtividade.

Mas como colocar tudo isso em prática? Conheça o papel dessa abordagem e como usá-la a favor do seu empreendimento.

O que é o endomarketing e como ele se diferencia da comunicação interna?

Entender o conceito por trás desse tema é o primeiro passo para aproveitar todo o seu potencial. O prefixo “endo” dá a ideia de “interno”, então consiste em um tipo de marketing voltado para o público interno e com objetivos específicos.

Ele também é conhecido como marketing institucional: quando é direcionado para os colaboradores, parceiros e stakeholders.

Apesar do nome, vale entender que não é a mesma coisa que “comunicação interna”. A confusão é bem comum, mas a verdade é que os processos são bem diversos.

Portanto, vale dizer que o principal papel da comunicação interna é criar ou promover elos entre os setores das empresas. A intenção é estabelecer um fluxo de informações entre vários pontos, rompendo barreiras e falhas no contato.

O marketing institucional é distinto: ele está muito ligado ao engajamento e, portanto, à motivação e produtividade. Por meio de suas ações, permite que as pessoas fiquem mais conectadas ao negócio, seus objetivos estratégicos e necessidades operacionais.

Portanto, de forma simples, a comunicação interna pode ser uma ferramenta dessa iniciativa.

Quais os benefícios do endomarketing?

Com o uso correto dessa técnica, é possível obter vantagens importantes para o empreendimento. Desde que tudo seja feito de maneira estruturada, a forma como os colaboradores interagem e se comportam se torna muito melhor.

A seguir, veja quais são algumas das maiores vantagens de investir nessa alternativa.

Maiores engajamento e da produtividade

O principal objetivo das ações de marketing institucional é garantir a ampla participação dos colaboradores. As pessoas se envolvem com as ações e conseguem se engajar com maior intensidade ao empreendimento.

Desse modo, isso é muito importante porque afeta positivamente o desempenho — profissionais engajados são até 43% mais produtivos.

É algo que faz com que as tarefas sejam executadas em menos tempo, com menos recursos e sem desperdícios. Também é um jeito de melhorar o atendimento ao cliente e de consolidar o desenvolvimento para a empresa.

Aderência à cultura organizacional

Qualquer organização de sucesso precisa ter uma cultura definida de maneira clara. Sua missão e seus valores, por exemplo, ajudam a diferenciar o negócio e orientam os profissionais. Inclusive, é um jeito de resolver problemas de comunicação.

Então, por meio do endomarketing, as pessoas se engajam com o trabalho e, consequentemente, com a forma de atuar do estabelecimento. Isso gera o alinhamento com a cultura organizacional, o que leva a um aumento da produtividade — e pode até dobrá-la.

Melhoria na retenção de talentos

Além de tudo, funcionários engajados, normalmente, ficam satisfeitos com o ambiente de trabalho. O bom clima organizacional e a relação adequada entre empresa e time também fazem a diferença.

Na prática, leva a uma melhor retenção de talentos. Essa permanência se torna ainda mais forte quando o negócio foca em oferecer outras vantagens — inclusive, as que não são financeiras. Isso gera equipes unidas, diminui os custos e eleva o nível produtivo.

Como aplicar o endomarketing na minha empresa?

Para obter todos esses resultados, é essencial investir em ações adequadas para trazer as pessoas para perto. Um ponto positivo é que o marketing institucional é versátil e apresenta diversas possibilidades. A seguir, veja quais são algumas alternativas.

Eventos

A organização de eventos é uma ótima forma de integrar o time e de motivar os colaboradores. É o caso de planejar realizações para lançamentos de produtos, premiações para os melhores do período, comemorações variadas e assim por diante.

Treinamento

Outra boa oportunidade consiste em oferecer treinamentos e capacitações — dentro e fora da companhia. É possível, inclusive, desenvolver jogos ou aplicativos para que as pessoas se sintam motivadas a participar das atividades.

Educação financeira

Que tal garantir o conforto financeiro para o time?

Mais que pensar no reajuste salarial, é importante investir no uso adequado dos recursos. Assim, desenvolver uma iniciativa de educação financeira é um ótimo jeito de aliviar o estresse financeiro e conseguir colaboradores focados nos resultados do negócio.

Pesquisas internas

Também vale executar pesquisas para conhecer a realidade e a opinião das pessoas. Pesquisas de clima organizacional ajudam a entender fontes de conflitos, bem como fornecem sugestões melhorias.

Como mensurar o engajamento e a produtividade?

Para saber se as ações têm dado certo, é muito importante fazer um acompanhamento por meio de indicadores relevantes de desempenho.

Veja, por exemplo, quais são os resultados de vendas e de lucratividade da empresa. Se a produtividade tiver aumentado, a performance fica melhor. Também vale acompanhar o índice de rotatividade. Quanto menor o turnover, maior a satisfação.

Aproveite para fazer avaliações de desempenho, conferir taxas de retrabalho e até o índice de satisfação do cliente. As pesquisas internas podem auxiliar a identificar a evolução das medidas de endomarketing.

Quais empresas o utilizam com sucesso?

Para conseguir os melhores resultados, também vale se inspirar em empreendimentos que já adotam esse marketing institucional. Embora cada abordagem exija adaptação, conhecer o desempenho de outros negócios ajuda a direcionar a atuação.

A rede Magazine Luiza, por exemplo, optou por criar um programa de reconhecimento, treinamento e valorização. Com isso, mantém os profissionais por perto e os torna mais produtivos.

Já a Brandili apostou em otimizar o clima organizacional. Por meio do programa “Valeu!”, os colaboradores foram incentivados a reconhecer qualidades nos outros, o que melhorou a interação e o engajamento.

A fabricante FIAT faz com que os primeiros test-drive sejam feitos por seus funcionários, além de realizar eventos diversos. Com isso, todo mundo se sente engajado com as novidades.

Por outro lado, a Votorantim investiu em aproximar os relacionamentos e levou a comunicação interna e engajamento de sua equipe para um novo nível. Com a produção de materiais, melhorou bastante o contato com os funcionários.

Além desses, há muitos outros negócios que já usaram e usam com sucesso as técnicas. Assim, conseguem se diferenciar e têm a chance de vencer a concorrência com maior facilidade.

As iniciativas de endomarketing são essenciais para engajar os colaboradores e conquistar mais produtividade. Com a abordagem correta, é possível consolidar resultados ainda melhores para o empreendimento.

E já que ficar de olho no ambiente de trabalho é importante, descubra o que é a pesquisa de clima organizacional e por que fazê-la!

Fábio Augusto

Fábio Augusto

Jornalista, gerente de Comunicação e Marketing da Zetra, e trabalha sempre focado em ações de engajamento do público interno e externo.

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